28 setembro, 2010

Bergen e o bacalhau da Noruega

1. Português na sua banca do mercado do porto de Bergen; 2. o porto; 3. e 8. recantos da arquitectura; 4., 5. e 7. Bryggen, arquitectura da Liga Hanseática e património mundial UNESCO; 6. tinha estado a chover; 9. reacção; 10. mais chuva para todos; 11. companhias ao pequenos almoço

A segunda maior cidade da Noruega tem um arquitectura pitoresca, um grande e velho porto de fjord e um mercado de peixe e marisco - cheio de iguarias e portugueses, espanhóis e italianos a fazer a época de Verão do mercado pelos salários apetecíveis. Na costa sudoeste do país, o porto de Bergen já foi dos mais importantes para o comércio europeu, nos tempos da Liga Hanseática.




Bergen foi, no final da Idade Média, capital da Noruega, catapultada economicamente pelo comércio do bacalhau seco - e da Noruega. O velho cais é hoje património da humanidade, pelo charme do bairro de casas de madeira, ocupadas por bares e restaurantes, onde antes eram lojas e residências de luxo de navegadores-comerciantes abastados.




A cidade é o alvo preferido dos Noruegueses para anedotas sobre o clima (e o clima é o tema de conversa mais frequente para qualquer povo escandinavo), nem tanto pelo frio, mas devido às chuvas frequentes, que chegam a acontecer diariamente durante mais de três meses seguidos.




Uns não gostaram da cidade porque esteve sempre a chover (e tiveram reacções invulgares); outros quiseram fugir da tentação das lojas de vinis; outros ainda foram surpreendidos pela agressividade da companhia ao pequeno almoço; uns deslumbraram-se em busca da sobremesa; e os mais novos começaram aqui a passar a mensagem de que estar várias horas do dia dentro de uma cadeira de bebé de automóvel é capaz de não ser agradável.

Sem comentários: