22 junho, 2010

1847

Foi há mais de 160 anos que J.C. Jacobsen fundou a cervejeira Carlsberg, baptizada a partir do nome do filho (Carl Jacobsen) e da colina (berg, em dinamarquês) de Valby onde a cervejeira foi instalada.



No limite da cidade de Copenhaga, perto da junção com Valby e Frederiksberg, a marca Carlsberg foi aqui produzida desde a fundação até ao final de 2008, com a divisão, pelo meio, em Gamle Carlsberg (Velha Carlsberg) e Ny Carlsberg (Nova Carlsberg) - que aconteceu no final do século XIX quando pai e filho tiveram uma arrelia mais séria.



Há cerca de dois anos, a produção da marca mais conhecida da Dinamarca passou a ser feita integralmente na Jutelândia, em Frederecia, no território continental da Dinamarca. Por aqui ficou a produção de cervejas especiais apenas, como as super premium Jacobsen e Semper Ardens, que ocupam apenas uma pequena parte da área total de superfície - e dos 11km de túneis que foram sendo escavados para produção e armazenagem.



As antigas instalações tornaram-se temporariamente uma cidade fantasma. A arquitectura representa bem o gosto dos fundadores pela arte, e os cenários parecem retirados de um thriller de ficção científica, com obras de arte arquitectónicas a contrastar com a frieza de silos, chaminés e outras construções "cervejeiras".



Os espaços abandonados vão lentamente dar lugar a uma nova parte da cidade, alvo de um dos projectos imobiliários mais ambiciosos da sua história, com novas ruas a nascer num novo bairro (baptizadas por empregados actuais da Carlsberg).



As preciosidade arquitectónicas e botânicas serão devidamente preservadas para o projecto imobiliário que se segue: estátuas, chaminés, a planta de produção eléctrica, equipamentos que são já relíquias, portais, torres, antigas casas de cientistas famosos que por aqui viveram e um jardim, recentemente aberto ao público, com espécies de árvores que ainda estão por classificar.



Entretanto, surgem as actividades temporárias ou em fase terminal: armazenamento, karting, cafés, bares, eventos, mercados, o festival Distortion, parkur, um ginásio. Paralelamente, os apartamentos para empregados, a guest house, o museu, o visitor's centre, a escola de cervejaria, e outras actividades ligadas à Carlsberg, por aqui se manterão.



A balança de pesagem dos camiões e outras cargas ainda funciona. A unidade corresponde a 20kg, o fotógrafo foi "arredondado" para os 80.

Sem comentários: