21 janeiro, 2007

Futebol Americano

Por lapso, alguém por aqui chamou futebol a um desporto em que se corre com a bola debaixo do braço o tempo quase todo e apenas se dão duas dúzias de pontapés na "bola". É o que é.

O objectivo é chegar com a bola à end zone do adversário (touchdown, 6+1 pontos) ou através de um pontapé fazê-la passar entre os postes (field goal, 3 pontos). Perdas de posse de bola são graves e para ir avançando no terreno sem a perder, a equipa que ataca tem quatro oportunidades para conquistar 10 jardas (consecutivamente até ao touchdown ou field goal).

Como acontece com os outros desportos, tanto a liga profissional (National Football League) como a universitária (College Football) têm grande audiência. A final de College Footbal foi há 2 semanas. Ohio State, historicamente muito forte e em primeiro lugar no ranking durante toda a época (e com uma massa de seguidores brutal aqui no Midwest), foi surpreendida pela equipa da Florida por 41-14.

Quanto à NFL, a regular season acabou e os playoffs estão a chegar ao fim. Os Chicago Bears, depois de uma excelente regular season (13 vitórias e 3 derrotas) e de eliminarem os Seatle Sehawks, bateram hoje, debaixo de neve, os New Orleans Saints em casa (Soldier Field) e seguem para a final - o Super Bowl, o maior evento desportivo dos EUA, onde só estiveram uma vez: em 1985 (e ganharam). A ver se repetem.

Em baixo, fotos do jogo de College Football Ohio State @ Northwestern (Chicago), há uns meses atrás, que Ohio ganhou facilmente.



1 comentário:

l.a. disse...

é bom que fiques com umas luzes, quando por cá andares vais-te sentir mais integrada