13 outubro, 2006

Baseball, North Chicago Style

O baseball é composto por dois jogos lentos, um no campo, onde durante nove innings a equipa que ataca (a do batedor) tenta mandar homens geralmente pouco atléticos conquistar bases e regressar a casa (base 1, base 2, base 3, casa) enquanto a bola batida e os defesas andam longe; e outro nas bancadas, onde uns milhares de pacholas mamam jolas em série, conversam e ocasionalmente manifestam emoções sobre o que se passa lá em baixo. Balls, strikes, pitchers, batters, bases, runs, closers, anda lá tudo no meio.

Depois há os Chicago Cubs, uma equipa antiga que joga em casa em Wrigley Field, um estádio velhinho em Lake View (bairro de Chicago, para norte do Loop) que tem mais de 90 anos. Leva mais de 40.000 espectadores e nos prédios à volta os proprietários fazem dinheiro a alugar os terraços em dias de jogos. Os terraços têm bancadas, a propósito.

Os Cubs são uma equipa estranha. Antes de mais, não ganham o campeonato de baseball norte americano (modestamente chamado de World Series) desde 1908. Mesmo assim, o estádio costuma encher e os adeptos vivem uma mística masoquista com o clube. Além disso, chamam-se ursinhos a eles próprios. Depois, o público tem o hábito de devolver as bolas dos home runs (uma bastonada violenta do batedor que atira a bola directamente para a bancada enquanto os atacantes calmamente regressam a casa para pontuar) da equipa adversária, hábito aparentemente único no baseball e que implica que geralmente a maioria das bolas à bancada em Wrigley Field são devolvidas à procedência. É chato!

5 comentários:

TA disse...

Pois... não deve haver homeruns para recordar, daí a devolução das bolas...

Anónimo disse...

eu não gosto de baseball!

Anónimo disse...

isto é lindo! ainda os portugueses falam do saudosismo benfiqista de uma época de glórias há muito passada! estes "chicagos" é que estão lá!

l.a. disse...

o jogo é bonito e interessante, só que é chato, o tempo útil deve ser aí de 2%...

Anónimo disse...

what?? pincel... mataste-me com essa do tempo útil, isso tira qq interesse.