29 setembro, 2009

Sal e Salinas

A ilha atlântica cabo-verdiana e a cidade californiana que deu John Steinbeck à luz têm em comum o cloreto de sódio nos nomes que as baptizaram.

Salinas, Califórnia, era habitada já por nativos americanos e, a 8 milhas de distância do oceano Pacífico, foi uma das cidades mais importantes nos primeiros tempos da colonização do continente por povos europeus. Hoje uma cidade agrícola, tem apenas 150.000 habitantes, pequena pelos padrões americanos.

John Steinbeck nasceu em Salinas, em 1902. Produziu obras como Ratos e Homens, As Vinhas da Ira, a Leste do Paraíso, A um Deus Desconhecido, O Inverno do Nosso Descontentamento e Viagens com o Charley. Notabilizando-se pelo estilo cru e realista com que descreveu a natureza humana, em particular no contexto da sociedade do Oeste Americano durante a Grande Depressão, foi premiado com um prémio Pullitzer (1939, As Vinhas da Ira) e um prémio Nobel (1962).



As minas de Pedra de Lume situam-se na ilha do Sal, geologicamente a mais antiga do arquipélago de Cabo Verde. Pedra de Lume, terreola fantamasgórica, é também o nome da cratera do vulcão extinto, hoje usada como salina.


O lago natural salgado que se formou nessa cratera, através de infiltrações de água do mar, tem águas quentes e de grande concentração de sal. O lago da cratera encontra-se abaixo do nível do mar e é possível tomar lá banho. A impulsão que a água proporciona é muito superior à da água do mar, mas o calor excessivo da água torna a experiência pouco agradável.

3 comentários:

tavjomalis disse...

Deves andar com um rato no bolso...

l.a. disse...

um rato no bolso?! porquê? tenho um volume nas calças que não pára quieto, é isso?

tavjomalis disse...

Ratos e Homens puto. Um literado em Steinbeck como tu devia ir bucar esta.